21
Julho

O que é absenteísmo e como a Unidentis pode te ajudar?

O que é absenteísmo?

Absenteísmo de modo geral significa se ausentar. No ambiente de trabalho, está relacionado a quando os funcionários estão ausentes devido a motivos como atrasos, saídas antes do expediente ou faltas. Isso pode influenciar no bom funcionamento da empresa tal como na dinâmica entre os funcionários e seus gestores.

Os principais prejudicados com o absenteísmo são os próprios funcionários, já que esses se tornam improdutivos, insatisfeitos e consequentemente sobrecarregados para realizar suas tarefas. Isso, consequentemente, afeta seu desempenho e as relações de convívio com os membros da empresa.

Quais as principais causas do absenteísmo?

Apesar de existirem diversos motivos que levam à ausência do colaborador em um dia de trabalho, existem, hoje, 5 deles que se destacam:

  • Sobrecarga de tarefas: quando o colaborador recebe um número muito grande de tarefas para serem executadas em um curto período de tempo ou tarefas que não fazem parte da sua função dentro da instituição;
  • Desmotivação: o colaborador não recebe feedbacks, não vê oportunidade para crescimento, tem más condições de trabalho ou, até mesmo, está incomodado com o tipo de gestão;
  • Gestão autoritária: muitas vezes impede o funcionário de se engajar nas metas da empresa e fazer parte de diversos processos que ajudariam no seu desenvolvimento pessoal e profissional dentro da instituição;
  • Comunicação falha: o clima organizacional está totalmente ligado à satisfação profissional e pode afetar de forma positiva ou negativa o desempenho do colaborador. Ao não se sentir bem no ambiente de trabalho, a busca pelo tempo fora dele acaba sendo recorrente;
  • Falta de desenvolvimento profissional: quando o colaborador não enxerga o interesse da empresa pelo seu plano de carreira e acaba se desmotivando em seu ambiente de trabalho, e, assim, transformando a frustração em procrastinação de tarefas ou em faltas.

Quais são os tipos de absenteísmo?

  • Absenteísmo justificado

São faltas já justificadas ou esperadas pela empresa. Nesses casos, o colaborador informa ao seu gestor sobre a necessidade de se ausentar por um período. Desse modo, permitindo ao gestor organizar os processos internos que entrarão em pauta quando o colaborador estiver ausente.

Nesse caso, são faltas permitidas por lei. Por isso, o funcionário pode se ausentar caso algo prejudique sua capacidade de executar as tarefas inerentes ao cargo e, ainda, nos casos em que o próprio coloca outros colaboradores em risco. 

Esse tipo de absenteísmo normalmente ocorre quando a ausência do colaborador está relacionada a problemas de saúde, licenças médicas e doenças associadas à saúde mental.

  • Absenteísmo emocional

Quando o colaborador está desmotivado, insatisfeito ou até mesmo com problemas pessoais, ele está de forma parcial na empresa. Está presente fisicamente, mas não emocionalmente.

Esse é o tipo de absenteísmo mais difícil de identificar, podendo ter consequências graves para a organização e para o profissional em si.

  • Absenteísmo injustificado

Nessa modalidade, temos ausências imprevisíveis, quando o colaborador se ausenta sem o aviso prévio aos gestores, sem a permissão da empresa e sem informar a razão. Os motivos mais comuns são: insatisfação com o ambiente de trabalho, desmotivação, acidentes e conflitos internos.

Como a Unidentis pode ajudar?

Oferecemos às empresas a nossa Unidade Odontológica Móvel como um recurso que beneficia tanto o colaborador quanto o gestor. Assim, a nossa equipe vai até o local de trabalho e realiza a consulta e os devidos procedimentos necessários ao paciente.

Dessa forma, o funcionário pode contar com um atendimento de qualidade e sem a necessidade de deixar o ambiente de trabalho, gerando menos ausências e uma saúde bucal em dia. Com um plano odontológico como a Unidentis, o seu colaborador raramente vai faltar por uma dor de dente.

Objetivos da Unidade Odontológica Móvel

A Unidade Móvel realiza procedimentos de origem dentística, como restaurações, limpezas e aplicação de flúor, realizando todo o tratamento dentro da própria empresa, sem que o colaborador precise se deslocar.

Como adquirir esse serviço?

A Unidade Móvel pode ser disponibilizada tanto para a Paraíba quanto para o Rio Grande do Norte, desde que ela esteja no plano contratado pela empresa. Para contratar, basta falar com um de nossos vendedores e solicitar um orçamento.

Acompanhe nossas redes sociais para mais conteúdo informativo e dicas!

www.unidentis.com.br

(83) 3044-3000

Redes sociais: @unidentisoficial | @unidentisrn

Deixe um comentário