14
Julho

Dor de cabeça pode ser causada por problemas odontológicos?

Se você já foi dormir e acordou com a sensação de “cabeça latejando’’ ou, até mesmo, sempre toma medicamentos que não parecem funcionar, talvez a sua dor de cabeça seja apenas um sintoma de um problema bucal.

A maioria das pessoas não suspeita que há relação entre esses dois fatores, e elas acabam deixando de lado a probabilidade de ser uma questão odontológica. No entanto, é sempre importante investigar; afinal, a saúde bucal pode afetar a saúde geral do corpo de muitas maneiras!

Dor de cabeça constante é um alerta

Se você sente dores de cabeça frequentemente e não consegue acalmar esse incômodo, está na hora de visitar um(a) dentista profissional.

Os dentes estão ligados por nervos ao chamado sistema estomatognático, que agrupa estruturas da boca e se liga aos sistemas nervoso, circulatório e endócrino. Ou seja, a dor de cabeça pode ser apenas um reflexo de que algo está errado.

Problemas odontológicos mais comuns

Existem quadros odontológicos que provocam mal-estar e dores de cabeça com mais facilidade que outros. Alguns deles são:

  • Infecções dentárias: gengivites, periodontites ou cáries causam dor de dente, afetando estruturas nervosas e, consequentemente, levando à dor de cabeça;
  • Bruxismo: o ato de ranger ou apertar os dentes durante o sono e no dia a dia de forma inconsciente pode tensionar a musculatura da face, causando inflamações nos nervos e provocando dor nos dentes, que podem evoluir para dores de cabeça de intensidade variada; 
  • Dentes muito próximos uns dos outros: tal situação se caracteriza pela pressão ou apertamento excessivo das estruturas dentais, causando a fadiga da musculatura da face, além do tensionamento da musculatura do pescoço. Esse estresse muscular possibilita o desenvolvimento de dor ou incômodo nos dentes, chegando até a enxaquecas;
  • DTM: a dor de cabeça intensa é um dos sintomas da DTM, uma disfunção que atinge a articulação temporomadibular (ATM), responsável pelos movimentos gerais da boca, como abrir, fechar e mastigar.

Tratamento

As opções de tratamento são diversas e dependerão de cada enfermidade e quadro clínico. Com a abordagem correta, os sintomas podem ser aliviados, e o paciente poderá ter uma vida tranquila com saúde e bem-estar.

Vale ressaltar que dores de cabeça de forma frequente não são normais e devem ser investigadas com um acompanhamento multidisciplinar.

Acompanhe nossas redes sociais para mais conteúdo informativo e dicas!

www.unidentis.com.br

(83) 3044-3000

Redes sociais: @unidentisoficial | @unidentisrn

Deixe um comentário