30
Junho

Fio dental é realmente necessário?

Apesar de ser recomendado pelos dentistas, o fio dental ainda costuma ser esquecido na rotina de muitos ou, até, ser visto como de pouca relevância para a saúde bucal.

Por ser um processo um pouco mais detalhado, alguns podem considerá-lo um hábito chato de ser mantido. Entretanto, usar o fio dental é imprescindível para uma boa higiene oral e no evitar de diversos problemas bucais.

Motivos para usar o fio dental

O fio dental complementa a higiene que a escovação não consegue realizar, removendo o acúmulo de placa bacteriana de lugares onde as cerdas da escova dental não alcançam. Quando você pula a etapa do fio dental, você deixa de limpar cerca de 35% da superfície dos seus dentes.

Esse acúmulo não removido causa a sensação de dentes rugosos e, com o tempo, ele pode progredir para problemas como: manchas, cáries, doenças na gengiva e até infecções.

Usar o fio dental antes ou depois da escovação?

Aí é que está: não existe uma ordem correta. O importante mesmo é não esquecer. Muitos dentistas recomendam o uso antes da escovação, como forma de fortalecer o hábito.

Afinal, muitas pessoas relatam que quando escovam os dentes primeiro já sentem a sensação de higiene completa e, por isso, acabam deixando o fio de lado. A dica, então, é começar primeiro por ele e depois partir para a escovação.

A maneira correta de usar

Close up de pessoa segurando uma embalagem branca de plástico com fio dental.

O fio dental age por fricção, devendo passar não somente entre os dentes, mas também na linha da gengiva — existem pequenos espaços entre os dentes e a gengiva onde bactérias se alojam.

Passe o fio em movimentos de cima para baixo, alcançando todas as curvas de cada dente. Depois, passe o fio para frente e para trás, de forma a retirar a placa acumulada e restos de alimentos.

Para os que não têm muita praticidade, existem os fios com hastes, que auxiliam na hora de realizar a limpeza. Já para dentes muito próximos uns dos outros, também existe a opção de um fio dental mais fino. No momento da compra, observe as embalagens e verifique as especificações.

Crianças também devem usar o fio dental?

Desde cedo, as crianças já devem ser ensinadas a usar o fio dental, para que criem o hábito de uma limpeza adequada, tornando tudo mais tranquilo na fase adulta. Por volta dos 8 anos, os pequenos já possuem força e destreza manual para conseguir usar o fio dental sozinhos, mas a ajuda dos pais é sempre indispensável.

Acompanhe nossas redes sociais para mais conteúdo informativo e dicas!

www.unidentis.com.br

(83) 3044-3000

Redes sociais: @unidentisoficial | @unidentisrn

Deixe um comentário