17
Junho

Abrir garrafas com os dentes faz mal?

Quem nunca fez ou já viu algum colega abrir garrafas ou potes com os dentes? Um hábito muito comum, mas extremamente perigoso. Este gesto está colocando em risco a própria saúde bucal e aumentando as chances de ocorrer uma fratura dentária.

Qual o risco de abrir garrafas com os dentes?

Podem acontecer fraturas na coroa e até mesmo na raiz do dente. Precisando de restauração ou até mesmo um implante. Em alguns casos o problema pode nem ser percebido de primeira e pode durar meses para que o paciente note algo, caso o dente não solte fragmentos. Mas, com o tempo, a fissura pode causar dor, escurecer o dente e causar inflamação.

A gengiva também pode ser prejudicada. Além disso, a tampa do objeto provoca cortes e deixa a área exposta a bactérias. Por isso, é muito importante evitar morder e abrir objetos duros, principalmente se eles forem cortantes. O dente também pode deslocar sem ser percebido e causar problemas futuros.

Pré-molar é o dente mais perdido

O mais comum é a quebra dos dentes pré-molares – que ficam localizados antes dos caninos, e são mais usados para abrir determinados objetos. Geralmente, o dente quebra ou trinca no meio.

O dente não foi feito para suportar essa sobrecarga, então o alvéolo, que é a estrutura óssea, pode se deslocar, trincar e até mesmo quebrar.

O que fazer se o dente cair, trincar ou quebrar?

O mais indicado é procurar imediatamente um dentista assim que perceber o problema, em qualquer sinal de dor ou desconforto. Normalmente, quando quebra um pedaço bem pequeno do dente, o mais indicado é fazer uma restauração no dente quebrado.

Jamais tente abrir a garrafa ou potes com os dentes. Em caso de fratura, dor ou desconforto, procure imediatamente um dentista de confiança.

💻www.unidentis.com.br

📱(83) 3044-3000

👉Redes sociais: @unidentisoficial | @unidentisrn

Deixe um comentário