08
Junho

Acompanhamento odontológico durante a gravidez

O acompanhamento odontológico durante a gravidez é imprescindível, pois a saúde bucal afetada pode trazer riscos para a mamãe e para o bebê. Algumas pesquisas recentes mostram evidências de que doenças inflamatórias da gengiva podem ser um fator de risco para o nascimento de bebês prematuros e com baixo peso corporal.

Na gestação, o cuidado com a saúde bucal deve ser redobrado

É muito comum as gestantes sofrerem com enjoos e vômitos durante a gestação, o que leva a exposição do esmalte a ácidos do suco gástrico. Também ocorrem alterações na composição da saliva, aumentando as chances de as gestantes desenvolverem cáries.

Alterações hormonais

Durante a gravidez ocorrem alterações hormonais que impactam diretamente na saúde bucal da mamãe. É bastante comum gestantes se queixarem de sensibilidade nos dentes e gengiva, sangramentos gengivais e entre outros problemas.

A saúde do bebê

A falta de higiene bucal adequada atrelada as alterações hormonais podem acarretar no acúmulo de placa bacteriana e, consequentemente, inflamação. O que chamamos de ‘’gengivite gravídica’’, essa inflamação quando evolui pode virar uma periodontite ou um caso mais grave de gengivite, que pode afetar diretamente o bebê.

Essa inflamação, causada por bactérias, presente no quadro de gengivite, pode, através da circulação sanguínea (cordão umbilical), ser transmitida para o bebê e causar consequências. Os problemas mais comuns que afetam os bebês são as infecções respiratórias, ou afetar no nascimento, com baixo peso ou bebê prematuro.

Quais os procedimentos que fazem parte do acompanhamento odontológico na gravidez?

O pré-natal odontológico serve para auxiliar a gestante com orientações gerais e medidas preventivas em relação a saúde e higiene bucal. Caso a mamãe apresente queixas específicas, o dentista irá avaliar e identificar o problema antes que desencadeie para um quadro pior.

Ele também irá auxiliar com dicas para os enjoos, podendo indicar pastas de dentes específicas que ajudem a diminuir o desconforto na hora de escovar os dentes. Além disso, o dentista também ensina a mamãe a fazer a limpeza da boca do bebê corretamente, mesmo antes do primeiro dente nascer.

Onde fazer o pré-natal odontológico?

Assim como qualquer outro profissional de saúde, o dentista deve ser informado sobre a gravidez. Assim, ele poderá instruir a gestante a realizar um checkup e marcar consultas preventivas.

Agora que você já sabe as orientações para o cuidado bucal durante a gestação, siga nossas redes sociais e fique atento às novas atualizações do nosso blog:  @unidentisoficial / @unidentisrn.

Deixe um comentário