O acompanhamento odontológico durante a gravidez é imprescindível, pois a saúde bucal afetada pode trazer riscos para a mamãe e para o bebê. Algumas pesquisas recentes mostram evidências de que doenças inflamatórias da gengiva podem ser um fator de risco para o nascimento de bebês prematuros e com baixo peso corporal.
É muito comum as gestantes sofrerem com enjoos e vômitos durante a gestação, o que leva a exposição do esmalte a ácidos do suco gástrico. Também ocorrem alterações na composição da saliva, aumentando as chances de as gestantes desenvolverem cáries.
Durante a gravidez ocorrem alterações hormonais que impactam diretamente na saúde bucal da mamãe. É bastante comum gestantes se queixarem de sensibilidade nos dentes e gengiva, sangramentos gengivais e entre outros problemas.
A falta de higiene bucal adequada atrelada as alterações hormonais podem acarretar no acúmulo de placa bacteriana e, consequentemente, inflamação. O que chamamos de ‘’gengivite gravídica’’, essa inflamação quando evolui pode virar uma periodontite ou um caso mais grave de gengivite, que pode afetar diretamente o bebê.
Essa inflamação, causada por bactérias, presente no quadro de gengivite, pode, através da circulação sanguínea (cordão umbilical), ser transmitida para o bebê e causar consequências. Os problemas mais comuns que afetam os bebês são as infecções respiratórias, ou afetar no nascimento, com baixo peso ou bebê prematuro.
O pré-natal odontológico serve para auxiliar a gestante com orientações gerais e medidas preventivas em relação a saúde e higiene bucal. Caso a mamãe apresente queixas específicas, o dentista irá avaliar e identificar o problema antes que desencadeie para um quadro pior.
Ele também irá auxiliar com dicas para os enjoos, podendo indicar pastas de dentes específicas que ajudem a diminuir o desconforto na hora de escovar os dentes. Além disso, o dentista também ensina a mamãe a fazer a limpeza da boca do bebê corretamente, mesmo antes do primeiro dente nascer.
Assim como qualquer outro profissional de saúde, o dentista deve ser informado sobre a gravidez. Assim, ele poderá instruir a gestante a realizar um checkup e marcar consultas preventivas.
Agora que você já sabe as orientações para o cuidado bucal durante a gestação, siga nossas redes sociais e fique atento às novas atualizações do nosso blog: @unidentisoficial / @unidentisrn.