01
Junho

Mau hálito? Entenda as possíveis causas 

Muitas pessoas se queixam sobre terem mau hálito. É algo tão comum que, de acordo com a Associação Brasileira de Pesquisa dos Odores Bucais, quatro em cada dez brasileiros têm halitose. Porém, apesar de ele ser comum, os motivos para esse cheiro característico podem vir de problemas diferentes.

Afinal, o que causa o mau hálito?

Normalmente, quando há uma má higiene bucal, algumas bactérias podem se acumular na boca e produzir esse cheiro, o que chamamos de (halitose). Mas, nem sempre esse problema é causado apenas pela falta de higiene bucal correta. Estresse, desidratação, problemas dentais e gástricos, entre outros, também entram para a lista.

Como saber se tenho halitose?

Uma forma simples e rápida é colocar as duas mãos em forma de concha em frente à boca, soprar devagar e, em seguida, inspirar esse ar. Entretanto, nem todos conseguem perceber o próprio cheiro do hálito com tanta facilidade.

Mas, calma, ainda temos uma segunda opção: procure alguém de confiança e pergunte se essa pessoa sente algum mau cheiro vindo de sua boca. Se a resposta for positiva, é importante começar a cuidar melhor da sua saúde bucal.

Como eliminar o mau hálito?

Primeiramente, é importante seguir os primeiros passos: escovar bem os dentes ao menos três vezes ao dia, limpar a língua e passar o fio dental. Tudo isso vai evitar que bactérias não se alojem de forma excessiva na sua boca, evitando a halitose.

Em outros casos, mesmo exercitando uma higiene bucal efetiva, o mau hálito pode persistir, e essa é a hora de procurar imediatamente um dentista. Só ele poderá avaliar se existe algum outro problema, como inflamações, cáries, entre outros, e, assim, recomendar o tratamento adequado.

Consultando um médico geral

E quando o problema persiste? Se você já foi ao dentista e ele eliminou os problemas dentários que podem causar o mau hálito e determinou que a sua boca está saudável, você deve procurar um médico. Em raras ocasiões a halitose pode ser sinal de problemas mais graves, como má alimentação, tabagismo ou, até, doenças nas regiões da garganta ou estômago.

Agora que você já sabe as causas do mau hálito e quando procurar um dentista, siga nossas redes sociais e fique atento às novas atualizações do nosso blog:  @unidentisoficial / @unidentisrn.

Deixe um comentário